Hoje festejamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.


EVANGELHO DE S. LUCAS (Lc 1, 39-45)
“Naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Donde a mim esta dita, que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que acreditou, porque se hão-de cumprir as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor.”

Coloquemos a nossa imaginação no caminho percorrido por Maria a pé, desde Nazaré até às montanhas onde habitavam São Zacarias e Santa Isabel… E com os nossos olhos fixos na imagem dessa viagem, peçamos à nossa Mãe Celeste:

“Deus, nosso Pai, ao terminar o mês de maio, consagrado a Nossa Senhora, vossa e nossa Mãe, inspirai em nós uma confiança e um amor filial àquela que nos trouxe Jesus. E possamos com ela cantar: Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Maria, nossa Mãe e Rainha que tanto nos deu e nos dá o exemplo da mais genuína caridade, serviço ao próximo, amor, santidade.”

Assim, no final da Eucaristia, voltaram as Senhoras aos respectivos lugares e capelas.