“Com Maria e José, sonhar a alegria do Natal!”

Hoje celebramos o 1.º Domingo do Advento. 

Advento significa “vinda” pois somos convidados a dispormo-nos para acolher a Vinda do Senhor às nossas vidas. Neste 1. º domingo, a liturgia apresenta um forte apelo à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade e na rotina; mas deve caminhar, sempre atento e sempre vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios.

O cristão atento, não vive mergulhado nos prazeres que alienam, nem se deixa sufocar pelo trabalho excessivo ou adormecer numa passividade que lhe rouba as oportunidades, está, em cada minuto que passa, vigilante, acolhendo o Senhor que vem, respondendo aos seus desafios, cumprindo o seu papel, empenhando-se na construção do “Reino”.

Fieis à liturgia dominical e concentrados numa figura ou imagem inspiradora do presépio vamos, semana a semana, viver o Advento, fazendo o caminho até ao Natal.

Começamos hoje com a árvore, símbolo da vida que, com o seu verde, traz a esperança, a alegria e a vida nova. Será nela que, em cada semana, colocaremos as nossas imagens e, com elas, os nossos sonhos e compromissos para este Natal.

 

Acendemos a primeira vela da coroa do Advento. Esta vela representa a nossa Fé em Jesus Cristo que é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo.

Quando Jesus vier queremos estar vigilantes na fé.

Vamos, semana a semana, entregar uma pequena figura inspiradora do presépio, que nos ajudará a viver melhor o Natal.

Começamos hoje com a árvore, que vão colocar num lugar central da vossa casa. Será nela que, em cada semana, colocareis as restantes imagens que entregaremos até ao Natal.

O tempo do Advento é também o ‘tempo da Virgem Maria.


Maria é o melhor símbolo da Igreja que celebra a vinda de Cristo, a melhor Mestra da espera de Advento, da alegria acolhedora do Natal e da manifestação missionária da Epifania.
O ano pastoral da nossa Diocese tem inspiração mariana, por isso, na nossa caminhada deste Advento e Natal, queremos propor, às famílias, o compromisso de rezar um mistério do rosário, em cada semana do Advento, respondendo ao apelo à oração, feito por Nossa Senhora em Fátima.