
Vivemos, ainda, em espírito de Natal e podemos hoje recordar a nossa caminhada.
Iniciamos o Advento com a visão de Isaías que nos descrevia o mais belo sonho de Deus, para uma humanidade reconciliada no amor e na paz.
Construímos o Presépio, como Casa dos sonhos e aprendemos, com Maria e José, a esperar pelo sonho, abrindo a porta da nossa alma, às surpresas de Deus.
Concluímos agora o tempo de Natal com a Manifestação aos Magos.
A liturgia deste domingo celebra essa manifestação de Jesus a todos os homens. Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que Deus nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

Como os Magos, também nós viemos ao encontro de Jesus para receber a sua luz.
Tal como os Magos ofereceram presentes, apresentamos o globo terrestre, que representa todos os povos da Terra. E com ele o nosso desejo de que a Tua luz brilhe e ilumine todas as nações.





Ao longo desta caminhada, recordámos que é importante «sonhar a família» e «sonhar em família».
Hoje somos desafiados a ser “reis do sonho”, a não perdermos esta capacidade de sonhar alto, para ir mais longe, para nunca desistir e fazer frente às dificuldades. Também assumimos o compromisso de rezar um mistério do rosário, em cada semana do Advento e Natal, respondendo ao apelo à oração, feito por Nossa Senhora em Fátima.


Nesta semana, vamos rezar pelas nossas famílias, para que estejam abertas às surpresas de Deus e cresçam com as dificuldades do caminho.