“Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá”

Celebramos hoje o quinto domingo da Quaresma, caminhando rumo à Páscoa!
Neste 5.º Domingo, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte. Jesus ressuscitou Lázaro. Também um dia nos ressuscitará. Com essa certeza, somos animados a viver com muita confiança na Terra, sabendo que jamais nos separaremos d’Ele.
Na certeza de que Jesus é a vida que nos renova e nos arranca dos nossos túmulos do pecado, professemos a nossa fé em Jesus e caminhemos ao seu encontro.

Neste início da celebração, contemplamos Maria junta à cruz de Jesus. Pensamos na dor da Mãe e na dor do Filho, mas confiamos na vitória da misericórdia e da vida. Para Deus e com Deus, o sofrimento, o pecado e a morte jamais terão a última palavra!
Com Maria junto à cruz. Maria permanece junto à cruz e a sua atitude, ainda que dolorosa, é de total confiança na dádiva da vida por amor e nos desígnios de Deus que surpreendem o coração apertado pela limitação própria da nossa humanidade. Ela sabe que o seu Filho, que mandou Lázaro sair do sepulcro, tem sempre perspetivas de vida.
O silêncio da apatia, da rendição ao poder da morte e do sofrimento, é rompido pela voz poderosa do Amor de Deus que em Jesus Cristo nos dá a garantia da ressurreição, da Vida.
A “desconfiança” não tem lugar mesmo quando a dor se faz sentir.
Na semana passada, fomos desafiados a colocar de parte o nosso pessimismo e a ver, com olhos novos, as maravilhas que Deus realiza em nós e à nossa volta.
Todos aqueles que levaram consigo um cartão para escrever o seu compromisso podem, enquanto cantamos o cântico do ofertório colocá-lo junto da Cruz e da imagem de Nossa Senhora, oferecendo assim ao Senhor e com a proteção de Sua Mãe, o seu propósito nesta caminhada quaresmal.
Não sei muito bem como dizer em palavras a minha fé.
Mas sei que em Ti consigo perdoar.
Sei que contigo na minha vida resisto ao sofrimento, à doença e ao desânimo.
Sei que ao Teu lado é possível construir um amor fiel, que supera todos os solavancos.
Por tudo o que fizeste na minha vida, é fácil acreditar em Ti.
Na Eucaristia de hoje, fomos desafiados a viver com muita confiança na vida nova em Jesus. Diz-nos o papa Francisco: “O gesto de Jesus que ressuscita Lázaro mostra até onde pode chegar a força da Graça de Deus e também até onde pode chegar a nossa conversão, a nossa mudança. Não há limite algum para a misericórdia divina oferecida a todos… “
Assim, durante esta semana, vamos assumir o compromisso de pôr de parte a desconfiança que nos afasta de Deus e dos irmãos. Que Nossa Senhora nos ajude neste propósito.
Depois da bênção final devem vir junto da catequista para levar um bilhete onde vão registar o compromisso desta semana. No próximo domingo trazem-no para colocar junto da Cruz e da imagem de Nossa Senhora.






