Hoje, os jovens do 10.° da catequese, foram enviados para serem sal da terra e luz do mundo.

Neste domingo, a Palavra recorda-nos a presença constante de Deus no mundo e a vontade que Ele tem de oferecer aos homens, a cada passo, a sua vida e a sua salvação. O Senhor chama e envia. Chama-nos a si e envia-nos aos seus. 


Chamou estes jovens, à escuta da sua Palavra, durante dez anos de Catequese, e agora envia-os, em preparação para o Crisma da missão e do testemunho. A Eucaristia é o lugar por excelência dos apelos de Deus e o ponto de partida da nossa missão. Para tal missão a eucaristia oferece não só a força interior, mas também, em certo sentido, o projeto de vida a construir.
Queremos ouvir e corresponder ao mandato do Jesus, que, tendo em vista a última Ceia, nos diz: ‘Ide à cidade, a casa de um certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; é em tua casa que quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos!’ Esta é a Casa aonde chegamos, onde nos encontramos com Cristo e donde partiremos, como os dois discípulos de Emaús que, depois de terem reconhecido o Senhor, ‘partiram sem demora’ para comunicar o que tinham visto e ouvido.
Esta comunidade sente-se muito feliz ao ver como, neste mundo que tantas vezes recusa a Deus, há jovens que sentem a alegria de acreditar. Cada um de nós também quer avivar a sua condição de enviado ao mundo para anunciar o Evangelho de Cristo.