30 de setembro de 2017

‘A vossa palavra, Senhor, é a verdade; santificai-nos na verdade.

 

Hoje celebramos o 26.º Domingo do Tempo Comum. As leituras que escutamos deixam claro que Deus chama todos os homens e mulheres a empenhar-se na construção de um mundo novo de justiça e de paz. Diante da proposta de Deus, nós podemos assumir duas atitudes: ou dizer “sim” a Deus e colaborar com Ele, ou escolher caminhos de egoísmo, de comodismo, de isolamento e demitirmo-nos do compromisso que Deus nos pede. A Palavra de Deus exorta-nos a um compromisso sério e coerente, que signifique um empenho real e exigente na construção desse mundo novo, de justiça, de fraternidade e de paz.

Por este motivo, estamos todos em festa. As crianças mais pequeninas da nossa Comunidade, juntamente com os seus amigos mais velhos do 2.º ao 6.º ano de catequese, tiveram a alegria de iniciar a sua caminhada como pedras vivas da Igreja de Cristo, participando na Catequese e na Eucaristia Dominical. Com os adolescentes do 7.º ao 10.º ano, sentimos a alegria de sermos cristãos no mundo de pluralismo religioso. Assumimos, com eles, o compromisso de seguir Jesus – Caminho, Verdade e Vida. O desafio para os cristãos e em especial para nós catequistas , pais e mães, é o de não olharmos tanto para os ‘nãos’ da humanidade, mas permanecermos fiéis ao ‘sim’ de Deus.

Assim, acolhemos as crianças e adolescentes com todo o nosso amor e alegria de filhos de Deus, sabendo que, nelas, é o próprio Deus que acolhemos.

Pelo batismo fomos iluminados e tornamo-nos participantes da nova Luz, Jesus Cristo. O Círio Pascal, símbolo de Cristo Ressuscitado, representa a comunhão dos filhos da luz. Unidos a Ele, somos convidados a abandonar a escuridão que reina dentro de nós e a deixar irradiar a Luz que nos renova interiormente. Para recordar este dom e empenho do nosso batismo, todos os responsáveis de cada ano catequético foram junto do altar e receberam das mãos do Sr. Reitor, uma vela que foi acesa no Círio Pascal. Levaram-na depois para junto das suas equipas e fizeram o seu compromisso.

Compromisso do Catequista

De seguida, assumiram o seu Compromisso, os Pais das crianças do 1.º Ano.

   

De seguida, o Compromisso das crianças e  dos Adolescentes

Juntamente com o pão e o vinho,  ofereceram os mealheiros missionários.

No final, receberam os catequistas, neste novo ano pastoral, a semente da Esperança. Para que a façam crescer. Devem regá-la para que possa dar muito fruto. Tal como a Palavra do Senhor nos interpela ao compromisso sério da contrução de um mundo melhor, onde reine a justica, a fratenidade e a paz, farão com que as sementes que hoje ides plantam, deêm bom fruto no coração de cada criança, adolescente e jovem da nossa catequese.

Procissão em honra de São Miguel

Depois da Eucaristia, seguiu-se a Procissão em honra do nosso padroeiro, Arcanjo S. Miguel.