Ano B
14 de fevereiro de 2018

Iniciamos hoje o Tempo da Quaresma. Um caminho que nos levará até à Páscoa da Ressurreição. A Quaresma é o tempo do salutar despojamento, para que possamos percorrer o “caminho do essencial”.

Nesta Quarta-feira de Cinzas, somos convidados a uma profunda coerência evangélica, de modo que tudo aquilo que fazemos seja sinal e expressão do amor de Deus que nos leva a reconhecê-l’O em cada irmão. O primeiro passo que somos chamados a dar, neste início do Tempo da Quaresma, é o de confiança de que Deus nos escuta e está atento à nossa súplica. Mantendo firme esta confiança, teremos ousadia para prosseguir no caminho sempre inacabado da nossa conversão de coração, de reconciliação com Deus e com os outros. Este processo supõe ações concretas, tal como Jesus indica: esmola, oração e jejum. Elas nos ajudarão a viver a Quaresma e o nosso contínuo processo de conversão de forma autêntica, transparente e verdadeira. Que a imposição das cinzas seja o primeiro passo da grande caminhada de conversão que, durante quarenta dias, somos chamados a fazer.

O Tempo da Quaresma é um tempo de conversão. Ao longo desta Quaresma faremos a busca pela libertação de alguns pesos que nos impedem ou nos dificultam o caminhar. Desta forma, devemos libertar-nos de toda a HIPOCRISIA, que nos faz viver à superfície e nos impede de ser autênticos, de dar testemunho e de percorrer, passo a passo, a verdadeira conversão que nos levará a uma vida nova.





OUTRO TEMPO ESPECIAL PARA TI, SENHOR
Volta a ser Quaresma, Senhor,
e voltamos a reservar para Ti um tempo especial,
um espaço na nossa vida para te apreciarmos,
um tempo de dar atenção à nossa relação.
É Quaresma, o tempo de nos sentarmos conTigo,
de deixar aflições para recuperar o nosso espaço,
de estar atentos para viver como Tu,
de voltar ao entusiasmo pelo Evangelho.
Na Quaresma, Senhor, convidas-nos ao Amor,
a mudar o nosso modo de agir,
a transformar os nossos desentendimentos,
a comprometermo-nos em fazer mais justiça.
Quaresma é nova oportunidade
para mudar o coração,
para refrescar o Evangelho na nossa mente,
para sentir a Tua chamada e dizer-Te que sim.
Uma Quaresma maior, Jesus,
para purificar os nossos ritos e rezas,
para tornar autêntica a nossa relação conTigo,
para deixar que nos dinamizes com o Teu amor.
Álvaro Ginel Mari Patxi Ayerra