Ano B
18 de fevereiro de 2018

Reunimo-nos na casa do Senhor, neste primeiro Domingo da Quaresma, para celebrar a oportunidade que Deus nos dá de mudarmos de vida e acolhermos o dom da Ressurreição de Jesus.
A liturgia deste domingo garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.
No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia a caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projetos de Deus, está na origem do nascimento desse mundo que Deus quer oferecer a todos os homens.
Como naquele tempo, Jesus pede –nos a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor: “ARREPENDEI-VOS E ACREDITAI NO EVANGELHO.”
É tempo de vencer as nossas tentações, superar a maldade e assumirmos com coragem a nossa conversão.

No tempo sagrado da Quaresma, somos convidados à conversão, a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova.
Mas o mundo em que vivemos está cheio de apelos e seduções, muitos deles aliciantes e convidativos e na balança da vida ficamos muitas vezes divididos, confusos, pois os pequenos deuses que criamos à nossa imagem parecem pesar e influenciar mais do que o Deus verdadeiro, que em Cristo nos quer resgatar do pecado.
Ao longo do Tempo da Quaresma faremos a busca pela libertação de alguns pesos que nos dificultam o caminhar.
Este Primeiro Domingo da Quaresma pede-nos a libertação do peso ou pecado da IDOLATRIA.
Que pequenas idolatrias (maus hábitos, vícios, excessos, omissões) tenho no meu coração e que fazem parecer que nem sempre me lembro do verdadeiro Deus?

Nesta semana, como resposta ao apelo solidário que nos foi feito pelo nosso Arcebispo, na sua mensagem para esta Quaresma” … Peço, por isso, que sejamos capazes de olhar, de modo particular, para o mundo da dor e do sofrimento…” fomos convidados a pensar numa pessoa doente ou sozinha, e, como presença de Jesus Cristo que tem vontade de curar, escrevemos mensagens de apoio e carinho.
Aqui as entregamos ao Senhor para que as abençoes e elas sejam a tua presença junto daqueles que sofrem.

![]()
![]()
![]()
![]()
A Quaresma, que iniciamos na Quarta feira de Cinzas, convida-nos, na expetativa da Páscoa, a um profundo exame de consciência que nos leve à conversão e mudança de vida.
A partir de hoje, vamos caminhar com Jesus e, através de pequenos gestos de Amor que nos ajudarão a fazer o caminho, chegaremos à Festa da Páscoa!
Para ajudar nesta caminhada, cada criança leva para casa um livrinho que servirá para rezar e, semana a semana, construir um oásis.





