ANO B

6 de dezembro de 2020

ACEITA A CARIDADE – CAMINHO

A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus. No Evangelho, João Baptista convida os seus contemporâneos e, claro, os homens de todas as épocas, a acolher o Messias libertador. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico CAMINHO de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.

Senhor, com a Tua presença ilumina o passado para sermos agradecidos. Ilumina o presente para vivermos hoje no teu amor. Ilumina o futuro para prepararmos o amanhã em esperança. Acendemos esta vela por todos os profetas de Deus que promovem a justiça e encorajam o sonho de um mundo de justiça e de paz. Senhor, enquanto esperamos a Tua promessa, dá-nos a Tua Luz e a Tua Esperança. Uma vela arde como sinal da Tua Palavra. Deus dos profetas, vem ter connosco neste Advento. Que a Tua Palavra seja um farol que ilumina o nosso caminho. Amen.

Neste caminho de Advento somos convidados a preparar o caminho do Senhor com gestos de amor, de atenção e de partilha, sobretudo com os mais necessitados da nossa sociedade. Neste momento, entregamos ao Senhor as nossas dádivas de alimentos, para que, depois de abençoadas, possam ser repartidas por quem vive em situação de pobreza e contribuir para aliviar a sua dor.

Alegrai-vos! Jesus vai chegar. Preparai os seus caminhos. Encherá de felicidade os vossos corações. Saciará a vossa fome de sede de vida feliz. A sua presença iluminará os vossos dias. Encherá de doçura os corações feridos. Alegrai-vos! Jesus vai chegar. Preparai os seus caminhos. Ensinará a viver em fraternidade e paz universal. Fará com que se juntem o lobo e o cordeiro. Os homens irão transformar as espadas em arados. Apontará para uns novos céu e uma nova terra. Animados com a força do Espírito, ide e preparai os seus caminhos!