Ano B
DIVULGAÇÃO DA CARIDADE
CONSOLIDAÇÃO NA HUMANIDADE
A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva. No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção.

Assim, encontramos como símbolo desta celebração um grupo de crianças de várias culturas, raças e religiões. Elas são o jardim mais belo de Deus, onde devemos recordar que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai.

Neste encontro com o Senhor, queremos também louvar e dar graças pela vida Pastoral do nosso Pároco, Pe. Avelino Peres Filipe. Depois de oito anos a colaborar com o Pe. Cubelo na condução da Paróquia, foi nomeado, em janeiro de 1971, Pastor efetivo da Paróquia das Marinhas. Celebramos, assim, os 50 anos de dedicação, amor e entrega incondicional ao serviço dos seus paroquianos.
Senhor, como os Magos do Oriente queremos caminhar pela vida seguindo uma estrela de paz, e descobrir que a força não está na violência mas na simplicidade; que a grandeza não está nos palácios mas sim numa casa humilde; que a felicidade não está nas coisas mas sim nas pessoas e na amizade.
Senhor, também nós queremos passar por esta vida sendo estrelas que guiam a todos para a tua paz.
Amem.
