Ano B
RECOMEÇA A CARIDADE
17 de fevereiro de 2021



Iniciamos, hoje, o tempo da Quaresma, um tempo que nos leva a preparar o mistério central da nossa fé, que é o mistério Pascal. Um tempo propício para a interiorização e aprofundamento do coração, que implica parar para examinar a vida. Recomecemos de novo para abrirmos um caminho até ao cume do amor. Que o sinal da cruz seja o sinal permanente do amor maior e do cuidado para com aqueles de quem nos tornamos próximos. Jesus indica-nos os três passos de um caminho de cuidado e de amor para com Deus, consigo próprio e com os outros: a oração, o jejum e a esmola. Elas ajudar-nos-ão a viver a Quaresma e o nosso contínuo processo de conversão de forma autêntica, transparente e verdadeira. Que a imposição das cinzas seja o primeiro passo da grande caminhada de conversão que, durante quarenta dias, somos chamados a fazer.
BÊNÇÃO DAS CINZAS
As cinzas impostas aos fiéis na primeira quarta-feira da Quaresma, quarenta dias antes da Páscoa, são obtidas dos ramos benzidos e levados processionalmente no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, no ano precedente. O Sacerdote abençoa as cinzas e impõe-nas na fronte de cada fiel, traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.”

Esta cerimónia é altamente sugestiva: as cinzas querem-nos lembrar o quanto somos pequenos. O nosso orgulho, prepotência, bens materiais nada mais são do que cinzas após a morte. Da vida terrena o que levamos são as nossas obras, as nossas ações, o amor com o qual nos relacionamos com as outras pessoas. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação desta sociedade desigual.


AÇÃO DE GRAÇAS Senhor, quando me fecho no meu egoísmo, não existe nada: nem a beleza do céu, nem o canto da água, nem a voz dos meus amigos, nem a ternura da minha família, nem Tu, nem eu existo… Tudo se converte em cinzas tristes e cinzentas. Senhor, quero fazer desta Quaresma uma mão aberta ao acolhimento, uma oração sincera, uma palavra de bênção, uma solidariedade generosa, e um abraço de perdão. Amem
Iniciamos hoje a Quaresma e a oração e a renúncia, em cada semana, são alguns desafios de conversão para a vivência cristã deste Tempo. A renúncia que se propõe destina-se a partilhar com quem tem mais necessidades e também a educar o nosso sentido no outro, numa perspetiva da função caritativa da Igreja.
Neste sentido apelamos a que, nesta primeira semana da Quaresma, cada vez que passarem junto da nossa Igreja Paroquial, coloquem no cesto solidário, que estará à entrada da Igreja, os seguintes alimentos – arroz, açúcar e farinha. Estes alimentos serão entregues ao Centro de S. Cirilo, no Porto, que apoia migrantes, refugiados e sem abrigo e às Irmãs Carmelitas, em Braga.
Poderão acompanhar em direto a Eucaristia da Imposição das Cinzas, no YouTube e na página do Facebook da Paróquia, às 19.00h.