O CEP – CONSELHO ECONÓMICO E PAROQUIAL DE MARINHAS TEM A HONRA DE CONVIDAR TODA A COMUNIDADE A ASSISTIR À CERIMÓNIA DE HOMENAGEM E GRATIDÃO AO
EX.MO REITOR, REV. PE AVELINO MARQUES PERES FILIPE, NO DIA 29 DE SETEMBRO, NA EUCARISTIA COMUNITÁRIA, DAS 09H30, À QUAL SE SEGUIRÁ A PROCISSÃO EM HONRA DO PADROEIRO, S. MIGUEL ARCANJO, BEM COMO NO DIA 03 DE OUTUBRO, PELAS 19H30, NO PARQUE S. MIGUEL.
APÓS 62 ANOS DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À PARÓQUIA DE MARINHAS, O REVERENDO PADRE AVELINO TORNOU-SE UMA PERSONALIDADE INCONTORNÁVEL, UM PADRE DE REFERÊNCIA E UM AMIGO DE TODOS, PELO QUE É MERECEDOR DESTA IMPORTANTE HOMENAGEM DE GRATIDÃO.
Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus.
Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus.
Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.
Assim como um raio de luz, que rasga os céus e brilha, inundando o horizonte das nossas vidas, como a luz de Deus que se iniciou no seio de Maria, caminhemos ao encontro desta Luz, que nos abre ao esclarecimento de todas as coisas para que possamos agir no mundo com amor, por amor e no amor.
A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus. No Evangelho, João Baptista convida os seus contemporâneos e, claro, os homens de todas as épocas, a acolher o Messias libertador. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico CAMINHO de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.
Senhor, com a Tua presença ilumina o passado para sermos agradecidos. Ilumina o presente para vivermos hoje no teu amor. Ilumina o futuro para prepararmos o amanhã em esperança. Acendemos esta vela por todos os profetas de Deus que promovem a justiça e encorajam o sonho de um mundo de justiça e de paz. Senhor, enquanto esperamos a Tua promessa, dá-nos a Tua Luz e a Tua Esperança. Uma vela arde como sinal da Tua Palavra. Deus dos profetas, vem ter connosco neste Advento. Que a Tua Palavra seja um farol que ilumina o nosso caminho. Amen.
Neste caminho de Advento somos convidados a preparar o caminho do Senhor com gestos de amor, de atenção e de partilha, sobretudo com os mais necessitados da nossa sociedade. Neste momento, entregamos ao Senhor as nossas dádivas de alimentos, para que, depois de abençoadas, possam ser repartidas por quem vive em situação de pobreza e contribuir para aliviar a sua dor.
Alegrai-vos! Jesus vai chegar. Preparai os seus caminhos. Encherá de felicidade os vossos corações. Saciará a vossa fome de sede de vida feliz. A sua presença iluminará os vossos dias. Encherá de doçura os corações feridos. Alegrai-vos! Jesus vai chegar. Preparai os seus caminhos. Ensinará a viver em fraternidade e paz universal. Fará com que se juntem o lobo e o cordeiro. Os homens irão transformar as espadas em arados. Apontará para uns novos céu e uma nova terra. Animados com a força do Espírito, ide e preparai os seus caminhos!
A parábola do bom samaritano serve a Jesus para explicar ao doutor da lei quem é o próximo e como o amor a Deus e ao próximo são, no fundo, o mesmo e único amor: “o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”. Segundo a explicação dos antigos Padres da Igreja, o homem caído nas mãos dos salteadores é toda a humanidade, e o bom samaritano é a imagem de Jesus, Ele que nos encontro…u feridos pelo pecado à beira do caminho aonde desceu, usou de compaixão para connosco, e nos introduziu na estalagem da sua Igreja e assim nos salvou.
EVANGELHO
Lc 10, 25-37
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo». Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem. Faz isso e viverás». Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?». Jesus, tomando a palavra, disse: «Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio- morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele». Disse-lhe Jesus: Então vai e faz o mesmo».
Ontem, dia 7 de junho, foi a vez dos adolescentes do 7.° ano celebrarem a Festa das Bem-Aventuranças!
Que os Adolescentes descubram que o nosso Deus quer que todos os homens sejam felizes. Que nas Bem-aventuranças encontrem um caminho para a sua realização pessoal, como homens/mulheres e como cristãos.
Um “ Código de felicidade” uma “proposta de Felicidade” que lhes é oferecida por Jesus!
Parabéns a todos que participaram e viveram esta celebração tão bonita !